REVOLUCIONÁRIOS X REACIONÁRIOS

Os reacionários da direita brasileira, encabeçados por gente como Bolsonaro, Olavo de Carvalho, Kim Kataguiri, Luis Felipe Pondé e Marco Antonio Villa, querem comparar o torturador Ustra com revolucionários como Che Guevera ou Marighella.

Marighella e Che não torturaram ninguém, nem desapareceram com nenhum corpo. Marighella e Che não mataram porque essa era sua profissão, como Ustra.

Che e Marighella não eram funcionários do terror, como Ustra, não trabalhavam para a repressão, nem em prol da manutenção de um regime opressor. Che e Marighella eram homens comuns, civis, que se tornaram revolucionários, que foram levados a pegar em armas por viver em um regime opressor e por decidir lutar contra a opressão.

Che fuzilou contra-revolucionários e colaboradores da ditadura de Fulgêncio Batista. Matou homens em combate quando lutou em Cuba, no Congo, na Tanzânia e na Bolívia. Nunca torturou ninguém nem sumiu com seus corpos. Lutava contra a opressão do povo pelos lacaios do imperialismo norte-americano. Lutava contra a opressão do trabalhador pela classe dominante: a burguesia.


Ustra é digno da lata de lixo da história. Era um lacaio dos interesses do norte. Torturou, matou e sumiu com os corpos de guerrilheiros e militantes que lutavam contra a ditadura no Brasil, além de civis que apenas manifestavam discordância com o regime repressor. Nunca lutou por nada. Apenas fazia o trabalho sujo em nome da manutenção de um status quo injusto.

Em um regime de exceção, como foi a ditadura, as noções do que são crime e de qual é o papel da justiça são distorcidas em nome da defesa cega do regime e da repressão aos dissidentes. Terroristas foram os deputados que declararam a cadeira presidencial vazia quando Jango estava viajando. Terroristas eram os jornais da época que associavam Jango à uma ameaça comunista.

Terrorista era a parcela branca, burguesa, conservadora, cristã e reacionária da sociedade que foi às ruas pedindo intervenção militar, em 64 e em 2015. Terrorista, por fim, foram os militares que tomaram o poder e instauraram o terror por 21 anos. Comparar Che e Ustra é prova de ignorância histórica e desonestidade intelectual.

Portanto, não confunda a luta do oprimido, com a fúria do opressor. Não tente igualar um revolucionário a um reacionário. O revolucionário luta pela liberdade, enquanto o reacionário se opõe vigorosamente à ela. Um revolucionário está disposto a sacrificar a própria vida em nome dela, enquanto o reacionário está disposto à sacrificar a vida de outros para não concede-la a ninguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FALSO DECÁLOGO DE LENIN

FARSA DO HOLODOMOR

GLEISI HOFFMAN TERRORISTA?