ERROS E ACERTOS DO PT
Lula se candidatou à presidência do Brasil em 1989, 1994 e 1998. Perdeu, respectivamente, para Fernando Collor de Mello na primeira, e para Fernando Henrique Cardoso nas outras duas. Sabe o que ele fez em todas as vezes? Aceitou a derrota, voltou pra casa, e se preparou para tentar uma outra vez. Aécio se candidatou 1 vez, em 2014, e perdeu para Dilma Rousseff. Sabe o que ele fez? Pirraça. Voltou ao seu cargo de Senador e, no Senado, articulou para impedir que Dilma conseguisse aprovar o orçamento.
Este só foi votado e aprovado em abril do ano seguinte. E fez assim com todas as propostas de Dilma, minando sua governabilidade, e abrindo os caminhos para que O GOLPE fosse dado em abril de 2016, colocando Temer no poder. O trágicos resultados dessa trama macabra estão aí: inflação nas alturas, direitos trabalhistas abolidos, escravidão relevada, investimentos públicos cortados, compra no Congresso e Senado de votos escancarada.
Lula por seu turno, foi o melhor presidente que este país já teve, mas cometeu muitos erros que sei apontar e descrever com clareza, ao contrário desses acéfalos que o criticam sem motivos sólidos. O Bolsa Familia, por exemplo, é um programa de distribuição de renda importantíssimo e elogiado por entidades internacionais como ONU, a OMS e Unicef, e serviu como modelo para diversos países criarem programas semelhantes, como, por exemplo, Suiça, Islândia, Suécia, Coreia do Sul, Canadá.
O programa Mais Médicos foi outra política do governo Lula que trouxe excelentes resultados, contribuindo mais que significativamente para a redução da mortalidade infantil, por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste do país. A política de interiorização da educação superior, criado por Lula, também teve impacto super positivo ao elevar os índices de escolaridade da população abrindo universidades no interior de estados que antes só tinham ensino superior público nas capitais, como é o caso da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, da Universidade Federal do Vale do Mucuri, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade Federal do Cariri, entre outras.
Os dados socieconômicos fornecidos pelo IBGE, mostram que durante os 8 anos (2002-2010) em que Aécio Neves governou Minas Gerais, a dívida pública do estado passou de 34 bilhões em 2002 para 65 bilhões em 2010. Boa parte desses recursos são referentes ao não repasse para o INSS dos valores arrecadados com o funcionalismo público, que, aliás, foi a principal razão que levou seu governo a criar a inconstitucional Lei 100/2007. Além disso, Os encargos com a dívida pública em oito anos passaram de 300 milhões para 2.7 bilhões. A divida da Cemig chegou a extraordinária cifra de 5 bilhões. Tudo parte do projeto burguês dos tucanos de sucatear e desmoralizaras estatais para depois dizer que elas devem ser privatizadas. O que eles ganham com isso? Milhões de dólares, com aqueles embolsados pela turma do FHC no maior esquema de corrupção do Brasil, a "Privatara Tucana". Não, é o PT o partido mais corrupto, como suas fontes (Veja, Globo, Estado de Minas, todas parciais e tendenciosas), querem fazer crer.
No mesmo período a receita tributária do estado pulou de 10.4 para 25.5 bilhões de reais. Durante esses 8 anos, o estado passou por um brutal processo de desindustrialização, de modo que, atualmente, mais de 70% do PIB mineiro provém do setor primário, o que, economicamente é algo muito ruim, tanto pela não geração de empregos, quanto pela perigosa falta de diversidade que leva à uma dependência econômica de uma só setor. Na atual gestão Anastasia, a situação do estado só tem piorado: segundo dados recentes o PIB mineiro registrou queda em este ano, enquanto o PIB de outros estados mais pobres, como a Bahia, crescer 2,2%.
No primeiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, isto é, 1995, o país tinha, entre sua população, uma taxa de 28,99% de miseráveis. No último ano de seu governo, 2003, esse número era de 28,17%. Uma queda ridícula de 0,82%. E foi assim que Lula, empossado em 2004, pegou o Brasil. Já no ano seguinte, seu governo conseguiu reduzir essa porcentagem para 25,38%. Ou seja, uma queda de mais de 3% em 1 ano. Em 2009, ainda sob a gestão de Lula, esse percentual chegou a 15,54% e hoje, no governo de Dilma, ele é de 8,5%. E essas quedas bruscas devem-se aos programas de distribuição de renda, criados - é verdade - no governo de FHC, mas ampliados, otimizados e maximizados nos 2 governos do PT. Nos 8 anos de governo do ex-presidente FHC, o Brasil gerou cerca de 5 milhões de empregos. Já nos 8 anos de governo de Lula, foram gerados mais de 15 milhões de empregos, portanto 3 vezes mais. O PIB per capita brasileiro, que no governo de FHC era de cerca de R$ 4.400, passou a R$ 5.400 no governo Lula.
Além disso tudo, comparando as gestões dos dois ex-presidentes, constata-se que no governo Lula houve redução no desmatamento, no Risco Brasil, que é um índice ligado aos investimentos estrangeiros, bem como um aumento de mais de 150% nas exportações de produtos nacionais. Já a dívida externa, que com FHC aumentou 47,2%, no governo Lula ela caiu 32,2%. Também foram criadas do governo Lula 214 escolas técnicas, contra 11 criadas do Fernando Henrique, e ainda 14 novas Universidades Federais, sendo que FHC não criou nenhuma enquanto era presidente. Dados do IBGE dão conta de que o desemprego, atualmente, durante a gestão de Dilma, está em 7,1%. Durante o governo de FHC, o desemprego passou de 6,5% para 9,2%. O crescimento do PIB brasileiro, durante os 3 anos governo Dilma foi de 2,3%, portanto menor do que durante os 8 anos do governo Lula (4%) e exatamente igual o que foi nos 8 anos do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Com relação ao Mensalão PTista, as investigações apontaram um desvio de 53 milhões de reais. Os petistas envolvidos neste esquema foram julgados - em julgamentos amplamente divulgados - e os réus, condenados e presos. Nesse mesmo período, houve o escândalo do Mensalão do PSDB de Minas Gerais, que, segundo as investigações, desviou pelo menos 110 milhões de reais, o que, por si só, já o dobro do que o PT desviou. Há também o escândalo das obras do metrô de SP, nas gestões Alckmin+Serra, que desviou 577 milhões de reais, o que representa cerca de 11 vezes mais que o mensalão do PT. Nesse mesmo escândalo dos trens, a Siemens teria pago 1,4 BILHÃO de reais em propina ao PSDB para ser beneficiada em contratos e licitações. Por fim, há o escândalo da Privataria Tucana, na gestão de FHC, que desviou cerca de 124 BILHÕES de reais. De todos, o único que foi julgado é o Mensalão do PT. Exatamente o que menos recursos desviou.
O erro de Lula começa pelo fato de que ele não possui formação ideológica marxista consistente. Se ele fosse um marxista de verdade, como eu sou, não teria se portado como um "sindicalista nacional". Em vez de se impor sobre o capital financeiro e a burguesia internacional, como chefe de Estado que era, passou seus 8 anos negociando com os patrões a permissão para melhorar as condições de vida da classe proletária. Não tomou medidas efetivas para enfraquecer o poder político das classes economicamente dominantes, que, por terem poder econômico, acabam submetendo o poder político aos seus interesses. Isso acontece quando empresários financiam as campanhas eleitorais dos políticos. Depois de eleitos, em vez de atenderem aos interesses de seus eleitores, eles se voltam para atender às demandas de seus financiadores.
Se Lula tivesse comprado essa briga e levado à cabo a Reforma Política, extinguindo o financiamento privado de campanhas, hoje não estaríamos tão à mercê do capital financeiro como estamos. Errou a destinar milhões do PIB nacional ao pagamento de uma dívida externa exploratória. Errou ao não realizar a auditoria pública desta dívida que, pra começo de conversa, é totalmente questionável.
Temer não passa de fantoche do capital financeiro e da burguesia, especialmente a internacional. Prova disso é a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a PEC 55, que beneficiam as grandes empresas, possibilitando que elas gastem menos com os trabalhadores e aumentem seus lucros. Dilma pecou por, após a eleição de 2014, tentar fazer um governo de coalização, tentando congregaras forças de direita que apoiara, Aécio e que se opuseram a ela. Erro feio, errou rude. Com esses canalhas não se negocia nem se alia.
Foi derrubada por Aécio e Cunha que, no Senado e na Câmara, respectivamente, articularem-se politicamente no intuito de barrar a aprovação do orçamente, impossibilitando que ela governasse. Agiram por interesses particulares, e em nenhum momento se preocuparam com o povo brasileiro. O PT errou ao se aliar ao PMDB, colando Temer como vice. Contudo, se o PMDB é o maior partido, como o maior numero de filiados e de politicos eleitos, a culpa é de quem os elege, de modo que nenhum presidente conseguiu se eleger sem o apoio do PMDB desde 1985. quando aconteceu a redemocratização.
Dilma (também do PT como um todo) foi, em vez de dar uma ''guinada à esquerda'' e governar pelos que a elegeram, tentar sem sucesso agradar os que se opuseram a ela, realizando um governo com características direitistas e neoliberais, onde as grandes empresas, o agronegócio e o latifúndio são privilegiados, em detrimento do pequeno empreendedor e do agricultor familiar - exatamente como Aécio fez em MG, ou Alckimin e Serra fizeram em SP. Em vez de enfrentar seus opositores, Dilma tentou unir-se a eles, apostou na via da conciliação (e perdeu) em nome de uma suposta governabilidade, cedendo às suas pressões, realizando medidas que eles realizariam se estivessem no lugar dela. Colocou uma ruralista em seu ministério, destinou milhões ao agronegócio, cortou gastos em educação, não conseguiu erradicar o financiamento privado de campanha, não conseguiu realizar a Reforma Política, não vetou o ''shopping'' do Cunha.
Foi vencida por uma oposição mais corrupta do que acusam-na de ser. Mas para a corrupção deles, o povo a grande mídia é cega. Acabou sendo atropelada por suas boas intenções e falta de ousadia e coragem. Está perdendo gradualmente o apoio de quem a elegeu, e jamais conquistará o apoio que daqueles que não votaram nela. Isso o que esses continuam seguindo o que diz a grande mídia e com a ilusão de que, com o candidato deles no poder, a coisa seria diferente. Não seria. Seria pior.
Não ter feito a auditoria da dívida público foi sem dúvida um erro enorme (e será tratado em outro post), mas maior erro que o PT cometeu foi ter colocado Temer na vice-presidência. E se o Brasil está, desde 2016, retrocedendo desse jeito, a culpa é de Temer e de todos que os colocaram lá tirando a Dilma. Bolsonaro foi um deles, que, não bastasse ter apoiado o golpe, ainda apoiou a PEC 55, que congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação, segurança. Quem não tem dinheiro para pagar hospital particular, escola particular e segurança particular, não pode ser a favor da PEC 55 nem apoiar alguém que votou a favor dela. Como Bolsonaro. E Bolsonaro também votou a favor da Reforma Trabalhista, que está aí, fazendo com que trabalhadores percam metade de seus salários e que empresas possam contratar alguém pegando cerca de R$ 400,00 por mês.
Disponibilizo aqui alguns links que mostram o lado positivo do Bolsa Família, do Mais Médicos e das Cotas para negros em universidades. São dados que a grande mídia, lacaia do capital financeiro internacional, insiste em omitir, para defender seus interesses e seu projeto de poder.
Bolsa Família foi copiado e está presente em 40 países:[http://frasesdadilma.wordpress.com/2011/01/04/bolsa-familia-foi-copiado-e-esta-presente-em-40-paises/]
Países 'ricos' já consideram criar programas similares ao Bolsa Família:[http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2013/11/paises-ricos-ja-consideram-programas-similares-ao-bolsa-familia-5727.html]
Relatório da ONU considera Bolsa Família exemplo de combate à pobreza: [http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/relatorio-da-onu-considera-bolsa-familia-exemplo-de-combate-pobreza]
Programa Bolsa Família é exemplo de erradicação de pobreza, afirma relatório da ONU: [http://www.onu.org.br/programa-bolsa-familia-e-exemplo-de-erradicacao-de-pobreza-afirma-relatorio-da-onu/]
Bolsa Família é exemplo de política em que todos ganham, diz estudo da ONU:[http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/07/24/bolsa-familia-e-exemplo-de-politica-em-que-todos-ganham-diz-estudo-da-onu/]
Diretor do Banco Mundial elogia o Bolsa Família:[http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/04/01/diretor-do-banco-mundial-elogia-o-bolsa-familia/]
Estudo mostra que Bolsa Família não leva beneficiário à acomodação:[http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2013/05/estudo-do-ipea-mostra-que-bolsa-familia-nao-leva-beneficiario-a-acomodacao]
Bolsa Família não desestimulou procura por emprego, diz estudo:[http://www.cartacapital.com.br/sociedade/bolsa-familia-nao-desestimulou-procura-por-emprego-diz-estudo]
Estudo avalia impacto do Programa Bolsa Família na redução da mortalidade infantil:[http://www.onu.org.br/estudo-avalia-impacto-do-programa-bolsa-familia-na-reducao-da-mortalidade-infantil/]
Por que o Bolsa Família desperta tanto ódio de classe?http://www.viomundo.com.br/politica/fatima-oliveira-por-que-o-programa-bolsa-familia-desperta-tanto-odio-de-classe.html
Impacto do Programa Mais Médicos na redução da escassez de médicos em Atenção Primária à Saúde: [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000902675&script=sci_abstract&tlng=pt/]
Mais Médicos tem impacto na saúde da população dois anos depois do lançamento:[http://www.brasil.gov.br/saude/2015/08/mais-medicos-tem-impacto-na-saude-da-populacao-dois-anos-depois-do-lancamento/view]
“Tivemos uma brutal ampliação do acesso à saúde com o Mais Médicos”: [https://www.cartacapital.com.br/blogs/cartas-da-esplanada/201ctivemos-uma-brutal-ampliacao-do-acesso-a-saude-com-o-mais-medicos201d-6853.html]
Mortalidade infantil chega a zero com "Mais Médicos" em município do Piauí: [https://cidadeverde.com/noticias/211064/mortalidade-infantil-chega-a-zero-com-mais-medicos-em-municipio-do-piaui/]
MAIS MÉDICOS: MORTALIDADE INFANTIL É A MENOR EM DEZ ANOS EM BAIRRO DE SP: [https://www.brasil247.com/pt/247/favela247/188170/Mais-m%C3%A9dicos-mortalidade-infantil-%C3%A9-a-menor-em-dez-anos-em-bairro-de-SP.htm/]
Em 3 anos, 150 mil negros ingressaram em universidades por meio de cotas: [http://www.seppir.gov.br/central-de-conteudos/noticias/2016/03-marco/em-3-anos-150-mil-negros-ingressaram-em-universidades-por-meio-de-cotas]
Após cotas, universidades federais ficam 'mais populares e negras', diz estudo: [https://g1.globo.com/educacao/noticia/apos-cotas-universidades-federais-ficam-mais-populares-e-negras-diz-estudo.ghtml]
DEZ ANOS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES: O QUE MUDOU?:[https://www.revistaforum.com.br/digital/138/sistema-de-cotas-completa-dez-anos-nas-universidades-brasileiras/]
Este só foi votado e aprovado em abril do ano seguinte. E fez assim com todas as propostas de Dilma, minando sua governabilidade, e abrindo os caminhos para que O GOLPE fosse dado em abril de 2016, colocando Temer no poder. O trágicos resultados dessa trama macabra estão aí: inflação nas alturas, direitos trabalhistas abolidos, escravidão relevada, investimentos públicos cortados, compra no Congresso e Senado de votos escancarada.
Lula por seu turno, foi o melhor presidente que este país já teve, mas cometeu muitos erros que sei apontar e descrever com clareza, ao contrário desses acéfalos que o criticam sem motivos sólidos. O Bolsa Familia, por exemplo, é um programa de distribuição de renda importantíssimo e elogiado por entidades internacionais como ONU, a OMS e Unicef, e serviu como modelo para diversos países criarem programas semelhantes, como, por exemplo, Suiça, Islândia, Suécia, Coreia do Sul, Canadá.
O programa Mais Médicos foi outra política do governo Lula que trouxe excelentes resultados, contribuindo mais que significativamente para a redução da mortalidade infantil, por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste do país. A política de interiorização da educação superior, criado por Lula, também teve impacto super positivo ao elevar os índices de escolaridade da população abrindo universidades no interior de estados que antes só tinham ensino superior público nas capitais, como é o caso da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, da Universidade Federal do Vale do Mucuri, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade Federal do Cariri, entre outras.
Os dados socieconômicos fornecidos pelo IBGE, mostram que durante os 8 anos (2002-2010) em que Aécio Neves governou Minas Gerais, a dívida pública do estado passou de 34 bilhões em 2002 para 65 bilhões em 2010. Boa parte desses recursos são referentes ao não repasse para o INSS dos valores arrecadados com o funcionalismo público, que, aliás, foi a principal razão que levou seu governo a criar a inconstitucional Lei 100/2007. Além disso, Os encargos com a dívida pública em oito anos passaram de 300 milhões para 2.7 bilhões. A divida da Cemig chegou a extraordinária cifra de 5 bilhões. Tudo parte do projeto burguês dos tucanos de sucatear e desmoralizaras estatais para depois dizer que elas devem ser privatizadas. O que eles ganham com isso? Milhões de dólares, com aqueles embolsados pela turma do FHC no maior esquema de corrupção do Brasil, a "Privatara Tucana". Não, é o PT o partido mais corrupto, como suas fontes (Veja, Globo, Estado de Minas, todas parciais e tendenciosas), querem fazer crer.
No mesmo período a receita tributária do estado pulou de 10.4 para 25.5 bilhões de reais. Durante esses 8 anos, o estado passou por um brutal processo de desindustrialização, de modo que, atualmente, mais de 70% do PIB mineiro provém do setor primário, o que, economicamente é algo muito ruim, tanto pela não geração de empregos, quanto pela perigosa falta de diversidade que leva à uma dependência econômica de uma só setor. Na atual gestão Anastasia, a situação do estado só tem piorado: segundo dados recentes o PIB mineiro registrou queda em este ano, enquanto o PIB de outros estados mais pobres, como a Bahia, crescer 2,2%.
No primeiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, isto é, 1995, o país tinha, entre sua população, uma taxa de 28,99% de miseráveis. No último ano de seu governo, 2003, esse número era de 28,17%. Uma queda ridícula de 0,82%. E foi assim que Lula, empossado em 2004, pegou o Brasil. Já no ano seguinte, seu governo conseguiu reduzir essa porcentagem para 25,38%. Ou seja, uma queda de mais de 3% em 1 ano. Em 2009, ainda sob a gestão de Lula, esse percentual chegou a 15,54% e hoje, no governo de Dilma, ele é de 8,5%. E essas quedas bruscas devem-se aos programas de distribuição de renda, criados - é verdade - no governo de FHC, mas ampliados, otimizados e maximizados nos 2 governos do PT. Nos 8 anos de governo do ex-presidente FHC, o Brasil gerou cerca de 5 milhões de empregos. Já nos 8 anos de governo de Lula, foram gerados mais de 15 milhões de empregos, portanto 3 vezes mais. O PIB per capita brasileiro, que no governo de FHC era de cerca de R$ 4.400, passou a R$ 5.400 no governo Lula.
Além disso tudo, comparando as gestões dos dois ex-presidentes, constata-se que no governo Lula houve redução no desmatamento, no Risco Brasil, que é um índice ligado aos investimentos estrangeiros, bem como um aumento de mais de 150% nas exportações de produtos nacionais. Já a dívida externa, que com FHC aumentou 47,2%, no governo Lula ela caiu 32,2%. Também foram criadas do governo Lula 214 escolas técnicas, contra 11 criadas do Fernando Henrique, e ainda 14 novas Universidades Federais, sendo que FHC não criou nenhuma enquanto era presidente. Dados do IBGE dão conta de que o desemprego, atualmente, durante a gestão de Dilma, está em 7,1%. Durante o governo de FHC, o desemprego passou de 6,5% para 9,2%. O crescimento do PIB brasileiro, durante os 3 anos governo Dilma foi de 2,3%, portanto menor do que durante os 8 anos do governo Lula (4%) e exatamente igual o que foi nos 8 anos do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Com relação ao Mensalão PTista, as investigações apontaram um desvio de 53 milhões de reais. Os petistas envolvidos neste esquema foram julgados - em julgamentos amplamente divulgados - e os réus, condenados e presos. Nesse mesmo período, houve o escândalo do Mensalão do PSDB de Minas Gerais, que, segundo as investigações, desviou pelo menos 110 milhões de reais, o que, por si só, já o dobro do que o PT desviou. Há também o escândalo das obras do metrô de SP, nas gestões Alckmin+Serra, que desviou 577 milhões de reais, o que representa cerca de 11 vezes mais que o mensalão do PT. Nesse mesmo escândalo dos trens, a Siemens teria pago 1,4 BILHÃO de reais em propina ao PSDB para ser beneficiada em contratos e licitações. Por fim, há o escândalo da Privataria Tucana, na gestão de FHC, que desviou cerca de 124 BILHÕES de reais. De todos, o único que foi julgado é o Mensalão do PT. Exatamente o que menos recursos desviou.
O erro de Lula começa pelo fato de que ele não possui formação ideológica marxista consistente. Se ele fosse um marxista de verdade, como eu sou, não teria se portado como um "sindicalista nacional". Em vez de se impor sobre o capital financeiro e a burguesia internacional, como chefe de Estado que era, passou seus 8 anos negociando com os patrões a permissão para melhorar as condições de vida da classe proletária. Não tomou medidas efetivas para enfraquecer o poder político das classes economicamente dominantes, que, por terem poder econômico, acabam submetendo o poder político aos seus interesses. Isso acontece quando empresários financiam as campanhas eleitorais dos políticos. Depois de eleitos, em vez de atenderem aos interesses de seus eleitores, eles se voltam para atender às demandas de seus financiadores.
Se Lula tivesse comprado essa briga e levado à cabo a Reforma Política, extinguindo o financiamento privado de campanhas, hoje não estaríamos tão à mercê do capital financeiro como estamos. Errou a destinar milhões do PIB nacional ao pagamento de uma dívida externa exploratória. Errou ao não realizar a auditoria pública desta dívida que, pra começo de conversa, é totalmente questionável.
Temer não passa de fantoche do capital financeiro e da burguesia, especialmente a internacional. Prova disso é a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a PEC 55, que beneficiam as grandes empresas, possibilitando que elas gastem menos com os trabalhadores e aumentem seus lucros. Dilma pecou por, após a eleição de 2014, tentar fazer um governo de coalização, tentando congregaras forças de direita que apoiara, Aécio e que se opuseram a ela. Erro feio, errou rude. Com esses canalhas não se negocia nem se alia.
Foi derrubada por Aécio e Cunha que, no Senado e na Câmara, respectivamente, articularem-se politicamente no intuito de barrar a aprovação do orçamente, impossibilitando que ela governasse. Agiram por interesses particulares, e em nenhum momento se preocuparam com o povo brasileiro. O PT errou ao se aliar ao PMDB, colando Temer como vice. Contudo, se o PMDB é o maior partido, como o maior numero de filiados e de politicos eleitos, a culpa é de quem os elege, de modo que nenhum presidente conseguiu se eleger sem o apoio do PMDB desde 1985. quando aconteceu a redemocratização.
Dilma (também do PT como um todo) foi, em vez de dar uma ''guinada à esquerda'' e governar pelos que a elegeram, tentar sem sucesso agradar os que se opuseram a ela, realizando um governo com características direitistas e neoliberais, onde as grandes empresas, o agronegócio e o latifúndio são privilegiados, em detrimento do pequeno empreendedor e do agricultor familiar - exatamente como Aécio fez em MG, ou Alckimin e Serra fizeram em SP. Em vez de enfrentar seus opositores, Dilma tentou unir-se a eles, apostou na via da conciliação (e perdeu) em nome de uma suposta governabilidade, cedendo às suas pressões, realizando medidas que eles realizariam se estivessem no lugar dela. Colocou uma ruralista em seu ministério, destinou milhões ao agronegócio, cortou gastos em educação, não conseguiu erradicar o financiamento privado de campanha, não conseguiu realizar a Reforma Política, não vetou o ''shopping'' do Cunha.
Foi vencida por uma oposição mais corrupta do que acusam-na de ser. Mas para a corrupção deles, o povo a grande mídia é cega. Acabou sendo atropelada por suas boas intenções e falta de ousadia e coragem. Está perdendo gradualmente o apoio de quem a elegeu, e jamais conquistará o apoio que daqueles que não votaram nela. Isso o que esses continuam seguindo o que diz a grande mídia e com a ilusão de que, com o candidato deles no poder, a coisa seria diferente. Não seria. Seria pior.
Não ter feito a auditoria da dívida público foi sem dúvida um erro enorme (e será tratado em outro post), mas maior erro que o PT cometeu foi ter colocado Temer na vice-presidência. E se o Brasil está, desde 2016, retrocedendo desse jeito, a culpa é de Temer e de todos que os colocaram lá tirando a Dilma. Bolsonaro foi um deles, que, não bastasse ter apoiado o golpe, ainda apoiou a PEC 55, que congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação, segurança. Quem não tem dinheiro para pagar hospital particular, escola particular e segurança particular, não pode ser a favor da PEC 55 nem apoiar alguém que votou a favor dela. Como Bolsonaro. E Bolsonaro também votou a favor da Reforma Trabalhista, que está aí, fazendo com que trabalhadores percam metade de seus salários e que empresas possam contratar alguém pegando cerca de R$ 400,00 por mês.
Disponibilizo aqui alguns links que mostram o lado positivo do Bolsa Família, do Mais Médicos e das Cotas para negros em universidades. São dados que a grande mídia, lacaia do capital financeiro internacional, insiste em omitir, para defender seus interesses e seu projeto de poder.
Bolsa Família foi copiado e está presente em 40 países:[http://frasesdadilma.wordpress.com/2011/01/04/bolsa-familia-foi-copiado-e-esta-presente-em-40-paises/]
Países 'ricos' já consideram criar programas similares ao Bolsa Família:[http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2013/11/paises-ricos-ja-consideram-programas-similares-ao-bolsa-familia-5727.html]
Relatório da ONU considera Bolsa Família exemplo de combate à pobreza: [http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/relatorio-da-onu-considera-bolsa-familia-exemplo-de-combate-pobreza]
Programa Bolsa Família é exemplo de erradicação de pobreza, afirma relatório da ONU: [http://www.onu.org.br/programa-bolsa-familia-e-exemplo-de-erradicacao-de-pobreza-afirma-relatorio-da-onu/]
Bolsa Família é exemplo de política em que todos ganham, diz estudo da ONU:[http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/07/24/bolsa-familia-e-exemplo-de-politica-em-que-todos-ganham-diz-estudo-da-onu/]
Diretor do Banco Mundial elogia o Bolsa Família:[http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/04/01/diretor-do-banco-mundial-elogia-o-bolsa-familia/]
Estudo mostra que Bolsa Família não leva beneficiário à acomodação:[http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2013/05/estudo-do-ipea-mostra-que-bolsa-familia-nao-leva-beneficiario-a-acomodacao]
Bolsa Família não desestimulou procura por emprego, diz estudo:[http://www.cartacapital.com.br/sociedade/bolsa-familia-nao-desestimulou-procura-por-emprego-diz-estudo]
Estudo avalia impacto do Programa Bolsa Família na redução da mortalidade infantil:[http://www.onu.org.br/estudo-avalia-impacto-do-programa-bolsa-familia-na-reducao-da-mortalidade-infantil/]
Por que o Bolsa Família desperta tanto ódio de classe?http://www.viomundo.com.br/politica/fatima-oliveira-por-que-o-programa-bolsa-familia-desperta-tanto-odio-de-classe.html
Impacto do Programa Mais Médicos na redução da escassez de médicos em Atenção Primária à Saúde: [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000902675&script=sci_abstract&tlng=pt/]
Mais Médicos tem impacto na saúde da população dois anos depois do lançamento:[http://www.brasil.gov.br/saude/2015/08/mais-medicos-tem-impacto-na-saude-da-populacao-dois-anos-depois-do-lancamento/view]
“Tivemos uma brutal ampliação do acesso à saúde com o Mais Médicos”: [https://www.cartacapital.com.br/blogs/cartas-da-esplanada/201ctivemos-uma-brutal-ampliacao-do-acesso-a-saude-com-o-mais-medicos201d-6853.html]
Mortalidade infantil chega a zero com "Mais Médicos" em município do Piauí: [https://cidadeverde.com/noticias/211064/mortalidade-infantil-chega-a-zero-com-mais-medicos-em-municipio-do-piaui/]
MAIS MÉDICOS: MORTALIDADE INFANTIL É A MENOR EM DEZ ANOS EM BAIRRO DE SP: [https://www.brasil247.com/pt/247/favela247/188170/Mais-m%C3%A9dicos-mortalidade-infantil-%C3%A9-a-menor-em-dez-anos-em-bairro-de-SP.htm/]
Em 3 anos, 150 mil negros ingressaram em universidades por meio de cotas: [http://www.seppir.gov.br/central-de-conteudos/noticias/2016/03-marco/em-3-anos-150-mil-negros-ingressaram-em-universidades-por-meio-de-cotas]
Após cotas, universidades federais ficam 'mais populares e negras', diz estudo: [https://g1.globo.com/educacao/noticia/apos-cotas-universidades-federais-ficam-mais-populares-e-negras-diz-estudo.ghtml]
DEZ ANOS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES: O QUE MUDOU?:[https://www.revistaforum.com.br/digital/138/sistema-de-cotas-completa-dez-anos-nas-universidades-brasileiras/]
Comentários
Postar um comentário